segunda-feira, julho 04, 2011

No mês das férias, Cinemateca exibe animações francesas

Mostra Uma História da Animação Francesa, trás obras raras e sucessos de público.


Para quem procura um “esquenta” para o Anima Mundi (que acontece no final do mês) ou um bom programa para a criançada no mês das férias ou simplesmente adora uma animação, não pode perder a mostra Uma História da Animação Francesa, que ocorre na Cinemateca Brasileira de 01 a 31 de julho.

O nome da mostra não é apenas força de expressão. Entre longas e curtas metragens, fazem parte da programação obras fundamentais, históricas e contemporâneas. Desde “Fantasmagoria”, curta de 1908, considerado o primeiro desenho animado do cinema, até obras recentes, como o elogiado “O Mágico”.

Num amplo panorama, nomes consagrados da animação francesa como Émile Cohl, René Laloux e Jean Image dividem a programação com artistas que vêm se destacando no gênero, como Sylvain Chomet e Serge Avedikian.

Em uma mostra de animações francesas, não poderia faltar os dois personagens mais populares dos quadrinhos daquele país, Asterix e Lucky Luke.  Desses personagens, a mostra trás seus primeiros longas de animados: “Asterix, o Gaulês”, de 1967, e “Lucky Luke – Daisy Town”, de 1972.

Especificamente para o público adulto, o evento trás obras marcantes como o policial “Reinaissance”, o sombrio “Chronopolis” e o premiado “Persépolis”. Embora as crianças possam gostar, as animações de Sylvain Chomet – “As Bicicletas de Bellevile” e “O Mágico” -, são sempre cheias de melancolia e agradam mais ao público adulto. O programa intitulado “Curtas Contemporâneos 2”, também não é indicado para crianças.

Para quem vai levar a garotada, é bom ficar sempre atento à classificação indicativa dos filmes, que se encontra nas respectivas sinopses. Isso pode evitar surpresas desagradáveis. Outro detalhe a se ficar atento é o idioma da projeção. Alguns filmes serão exibidos dublados, outros com legenda em português e alguns em francês, sem legenda.

Mais informações, acesse: http://www.cinemateca.gov.br
--
Serviço:
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Tel: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger