quinta-feira, outubro 27, 2011

A Condenação


Conviction
Tony Goldwyn
EUA, 2010
107 min.

Baseado em uma história real, A Condenação nos coloca todo o tempo em dúvida. A dúvida é sobre a inocência ou culpa de Kenny Watters (Sam Rockwell). Uma dúvida que jamais passa pela cabeça de Anne (Hilary Swank, muito bem no papel), irmã de Kenny. É sobre a incerteza que o filme se equilibra, a dúvida é o principal alimento da narrativa. Mas é a fibra e a determinação de Anne, mesmo sempre à beira do precipício da obsessão irracional, o tônus dessa história tão improvável.

Anne tem o irmão na cadeia, condenado a prisão perpétua por assassinato. Mas ela está convicta de que ele é inocente. Sua determinação em provar essa inocência não encontra limites nem descanso. Uma luta que expõe uma cumplicidade entre ela e seu irmão que vai além do fraterno. É como uma noção de dever que está arraigada no passado de ambos, na pobreza e na provação de uma infância tão inocente quanto problemática, na qual Kenny sempre se mostrou um espírito indomável.

Com flashbacks para ilustrar essa infância, o filme constrói essa amarra fraternal, numa relação que a vida, com seus desvios e injustiças, tratou de sedimentar. Sem estudos formais, com dois filhos e um casamento desmoronando, Anne toma a decisão de voltar a estudar. Através de supletivos conclui as etapas que faltavam para levá-la à universidade, onde pretende se formar em direito, exclusivamente para tentar provar a inocência do irmão. São mais de 18 anos de dedicação até obter a resposta final.

Quando se pensa na veracidade da história, é impossível não se assombrar com a determinação da personagem. Hilary Swank lida com competência em construir essa figura que está sempre à beira do abismo da obsessão, da cegueira. As voltas no tempo para ilustrar a dura infância dos irmãos, seus problemas e o laço inquebrantável dessa fraternidade, ajudam a compor uma grande autenticidade no esforço de Anne.

Com tons comoventes, boas atuações e um roteiro bem orquestrado pela direção de Tony Goldwyn, A Condenação é um filme que tem uma reservada intensidade. É feliz em evitar o melodrama e convincente em estabelecer as relações que dão suporte a uma história impressionante.
--

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger