terça-feira, julho 12, 2011

Onde Está a Felicidade?



Onde Está a Felicidade?
Carlos Alberto Riccelli
Brasil/Espanha, 2011
110 min.

A plateia riu. Muito. Aplaudiu duas vezes em cena aberta e com entusiasmo no final. A se levar em conta o gosto do grande público, “Onde Está a Felicidade?”, de Carlos Alberto Riccelli, exibido no Festival de Cinema de Paulínia, vai fazer sucesso. Tem potencial para isso, como se comprovou pela reação do público, termômetro mais que qualificado.

Quanto a mim, ri menos. Mas ri. Nas safras recentes de comédias nacionais, poucas conseguem isso. Fazer rir. Quando um filme se propõe como comédia leve e consegue ser comédia leve, já é alguma coisa.

Na trama, Teodora (Bruna Lombardi) é uma apresentadora de um programa de culinária afrodisíaca. É casada com Nando (Bruno Garcia), que também trabalha na televisão, em um programa sobre futebol no estilo “mesa redonda”. Ela não está feliz. Seu casamento não vai bem e seu emprego está ameaçado. Quando descobre que o marido tem um caso virtual e que seu programa sairá do ar porque a emissora foi vendida, perde o rumo. Confusa, quer se reencontrar espiritualmente. Decide ir para a Espanha, percorrer a pé os quase 800km do Caminho de Santiago de Compostela.

Com ela vai Zeca (Marcelo Airoldi), seu diretor no antigo programa, também demitido e empolgado com a ideia de gravar a peregrinação e transformá-la em um programa de TV. Aos dois, junta-se Milena (a atriz espanhola Marta Larralde), uma jovem atrapalhada disposta a fazer a peregrinação. Enquanto isso, no Brasil, Nando curte a dor de cotovelo pela ausência da esposa, desabafando com seus colegas de trabalho.

“Onde Está a Felicidade?”, que estreia nos cinemas dia 19 de agosto, é o terceiro filme em que Carlos Alberto Riccelli trabalha com a esposa Bruna Lombardi. Sempre no mesmo formato: ele na direção, ela como roteirista e atriz. O primeiro filme nesse formato, “Stress, Orgasms and Salvation”, de 2005, é uma comédia filmada na Califórnia, mas que nunca foi lançado no Brasil. De 2007 vem “O Signo da Cidade”, um drama no qual os destinos de vários personagens se cruzam na cidade de São Paulo.

Agora, com “Onde Está a Felicidade?”, Bruna e Riccelli retornam à comédia. O filme é pintado em cores fortes, especialmente nos cenários e nos trajes de Teodora e Milena. A referência é clara aos primeiros filmes de Pedro Almodóvar. Mas fica por aí a semelhança. O humor construído no filme de Riccelli e Bruna é bem menos ácido, contestador ou transgressor. Mas é um humor que, entre clichês, piadas fáceis e estereótipos, funciona bem.

Pontos altos do filme são os diálogos machistas entre Nando e os amigos do trabalho. Embora sigam a linha clichê machista, são bem escritos e o elenco de apoio tem ótimo time para esse tipo de humor. Para dar equilíbrio, as trapalhadas de Teodora, Milena e Zeca, deve agradar mais ás mulheres. Outro destaque que brilha no filme é o ator Marcelo Airoldi, no papel de um neurastênico diretor de TV. Apesar de em alguns momentos subir um pouco demais o tom caricato, sua atuação quase sempre rouba a cena, comprovando ser ele um dos grandes talentos de nosso teatro.

O filme tem alguns deslizes, especialmente de roteiro, que é o calcanhar de Aquiles de toda comédia romântica. Amarrar o final da história de forma convincente depois de tanta comédia é sempre difícil. No caso de “Onde Está a Felicidade?”, há ainda o agravante de alguns compromissos contratuais do filme. Como, por exemplo, o patrocínio que tiveram do Estado do Piauí. Certamente, para cumprir contrato, o filme tem o seu final em uma “excursão” ao estado, algo que ficou completamente fora de sintonia com o filme, chegando a ser constrangedor o tom “informe publicitário” que as últimas cenas tem.

No geral, este novo trabalho de Riccelli e Bruna tem um grande potencial de público. É comédia que tem graça, o que, como já disse, está ficando raro no cinema nacional. Tem a grande vantagem e franqueza de não se propor a mais que isso: ser comédia. Dentro dessa perspectiva é bom filme, suficiente para minimizar os equívocos e fazer o público sair do cinema satisfeito.
--

1 comentários:

YouTube/Cinema disse...

Rogério, a Bruna Lombardi e o Carlos Alberto Riccelli conversaram com os apresentadores do YouTube/Cinema e contaram um pouco sobre o novo filme. Entra lá no youtube.com/cinema pra conferir.

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger