segunda-feira, janeiro 23, 2012

Enquanto a Noite Não Chega


 

Beto Souza
Brasil, 2010
70 min.

As ruínas de um vilarejo no interior do Rio Grande do Sul, o vento que leva a poeira da memória soprando entre paredes e cômodos abandonados. Com estas imagens, Enquanto a Noite Não Chega vai introduzindo sua história de tempo abandonado.

Baseado em um conto de Josué Guimarães, o filme busca um ponto perdido entre tempos distintos. Passado e presente guardam dores e memórias. Na construção de uma solidão opressora, dissolução do tempo e das coisas, o insólito é a tônica maior de sua narrativa.

Neste vilarejo, desde antes da ruína total, vivem Eleutério e Conceição. Eles são um casal idoso, um dos últimos a permanecerem no lugar que já fora vivo e agitado noutros tempos. Tempos antes das guerras e das perdas irreparáveis na vida desse casal. Além deles, apenas Teodoro permanece. Cabe a ele cumprir seu dever e sua promessa como coveiro da cidade: enterrar os últimos habitantes do lugar, antes de partir.

É nesta chave do insólito que o filme se constrói. Sua abordagem de tempo dissolvido é terna, guardando sentimento e resignação de tempos difíceis na figura do casal. Mas na tentativa de sentimentalizar o passado e a memória, cai em excessos. Excessos que vêm na figura do filho que Eleutério e Conceição perderam, no abandono do lugar, lembranças de um passado melhor.

Na intenção de cristalizar a memória e o sentimento, o filme insiste numa trilha sonora que se repete em excesso e em imagens que retornam com repetições exageradas. Vê-se logo que a história não suporta os 70 minutos de duração e é preciso preencher esse vazio com repetidas cenas, trilha insistente e passagens que não caminham para frente, não conduzem a narrativa.

Só segura o filme a interação dos dois bons atores. Fossem limados os enxertos para estender a narrativa, Enquanto a Noite Não Chega seria um filme de tristeza acolhedora, um drama insólito sobre a vida perto do fim. Tocante e sensível. Mas com suas repetições apenas patina, cansa e desperdiça uma boa história.
--

1 comentários:

PRISCILA disse...

OLA, QUERO MUITO ASSISTIR ESSE FILME E NÃO ENCONTRO EM LUGAR ALGUM , SABE ONDE POSSO ENCONTRÁ-LO?GRATA

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger