sexta-feira, julho 01, 2011

Balanço Geral... do Semestre



Numa dessas casualidades estranhas, completei 100 filmes vistos este ano exatamente na virada do semestre. O centésimo, como cereja do bolo, foi um Hitchcock em película. Com essas coincidências, resolvi fazer um balanço desse semestre. Lembrando que na conta entram todos os filmes que vi ou revi esse ano, misturando clássicos como “Hiroshima, Meu Amor”, com porcarias como “O Vidente”.

Alguns dados são sintomáticos. Talvez o maior deles seja o fato de em todo esse semestre ter tido apenas uma pessoa como companhia de filmes: a Fernanda. Juntos, vimos 25 filmes. Todos os outros 75 vi sozinho. Nada demais. Vou ao cinema sozinho desde que tinha 14 anos e isso em nada diminui meu prazer ou entusiasmo. A cinefilia, como a leitura e a bronha, são exercícios quase sempre solitários.

No total geral, o local em que mais vi filmes foi em minha casa mesmo (34), seguido da casa da Fernanda (19). Nos cinemas, a sala que mais frequentei foram as do Espaço Unibanco de Cinema (12), seguida pela Reserva Cultural (8). O restante se pulveriza entre salas ótimas, como a do Cinesesc, e estranhas, como a do Museu Lasar Segall.

No quesito cotações, acho que dei sorte ou fui muito benevolente. Com cotações que variam de 1 a 5, a que mais saiu foi a cotação 3, dada a 41 filmes. Em seguida vem a cotação 4, que foi dada a 34 filmes. A cotação máxima foi para apenas 6 filmes. Mas só dois eram lançamentos recentes (“Vincere”, do Marco Bellochio, e “Incêndios”, do Denis Villeneuve), os outros eram clássicos como “Profissão: Repórter”, do Antonioni, ou “A Noite Americana”, do Truffaut. A pior cotação foi dada para apenas 4 filmes. Desses, três são brasileiros.

Agora é ver como fica o segundo semestre.

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger