sábado, maio 21, 2011

Os Agentes do Destino



The Adjustment Bureau
George Nolfi
EUA, 2011
106 min.

O que mais falta em “Os Agentes do Destino”, filme que ainda se encontra em exibição em São Paulo, é pressão. Por mais que tente, o filme simplesmente não pega pressão. Nem o argumento imaginativo, nem o ritmo de thriller, nem o romance dos protagonistas; nada disso é suficiente para que filme apanhe o espectador. O resultado disso é uma narrativa frouxa e um casal sem química.

David Norris (Matt Damon) é um jovem e promissor político. Às vésperas de uma eleição para o senado, liderando com folga as pesquisas, seu gênio impulsivo o leva a cometer um ato de irresponsabilidade que o faz perder as eleições. No dia da derrota conhece Elise (Emily Blunt), uma talentosa bailarina que atua em uma pequena companhia de dança da cidade. Sentem-se fortemente atraídos um pelo outro, mas uma série de eventos parece querer impedir que fiquem juntos.

“Os Agentes do Destino” é mais uma adaptação da obra de Philip K. Dick, escritor de ficção científica que já teve suas histórias levadas para o cinema diversas vezes, como nos filmes “O Vingador do Futuro”, “Blade Runner – O Caçador de Androides” e “Minority Report – A Nova Lei”.

Menos futurista que a maioria das histórias do autor, o filme revela um certo tipo de agentes que interferem no rumo da vida das pessoas para mantê-las no caminho certo de um plano maior, traçado para cada uma delas. Não ficando claro se são anjos e se o tal “presidente” a quem se reportam seja Deus, esses agentes encontram em David uma especial dificuldade em mantê-lo no caminho que foi planejado para ele.

Argumento interessante, condução da trama nem tanto. O único ponto de contato entre o desenvolvimento da ação e espectador está justamente na teimosia de David em se sujeitar a esse “destino”. Afinal, todo mundo já deve saber como é o desejo de não obedecer a normas que você não entende para que existem. É essa rebeldia de David que nos cativa num primeiro momento. Sua impulsividade e desobediência é o ponto alto do filme, quando mais nos identificamos.

Contudo, a trama não se retesa a contento no seu desenrolar. Seguindo entre o romance e a fuga para escapar desses agentes – e do “destino” -, o filme perde força e caminha para um desfecho fraco, sem grande emoção. Matt Damon e Emily Blunt não convencem como apaixonados e suas atuações são bastante frágeis.

Dessa forma, “Os Agentes do Destino” acaba por ser um filme mediano, que desperta pouco interesse e serve apenas como entretenimento raso para uma futura “Sessão da Tarde”. Na ausência de coisa melhor para fazer, ou ver, vale como passatempo morno.
--

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger