sábado, outubro 23, 2010

De "Baby Face" a "Bad Guy"

O amigo Ronaldo Junior comentou no post do filme A Origem a respeito do ator Leonardo DiCaprio, lembrando muito bem a excelente evolução que este ator teve nos últimos anos. Com isso me deu um ótimo gancho para o texto abaixo.

DiCaprio conseguiu algo relativamente difícil na carreira de um ator: quebrar um paradigma de imagem; tanto de aparência como também de qualidade de interpretação. Embora seu primeiro papel marcante tenha sido de boa qualidade no filme Diário de um Adolescente (1995), a sequência em trabalhos como Romeu + Julieta (1996), As Filhas de Marvin (1996) e seu ápice no dramalhão Titanic (1997) serviram apenas para reforçar sua fama de ator baby face e de qualidade discutível.

Mesmo uma participação num filme de Wood Allen (Celebridades, de 1998) não o salvaria dessa fama. Em O Home da Máscara de Ferro (1998), DiCaprio parace ensaiar uma melhora, mas também ao lado de John Malkovich, Jeremy Irons e Gérard Depardieu qualquer um fica bem na foto. Em A Praia (2000), nada de diferente. Mas em Gangues de Nova York (2002) surge uma promessa. Se não pelo trabalho em si - menos ainda pelo filme, bem sofrível -, certamente por ser seu primeiro trabalho com o diretor Martin Scorsese, uma parceria que resultaria em ótimos papeis no futuro e que mudaria a “cara” de DiCaprio.

Em Prenda-me Se For Capaz (2002) DiCaprio exibe uma melhor versatilidade no papel de um lendário falsário dos anos 60. Mas é em O Aviador (2004), nova parceria com Scorsese, que ele realmente começa a interpretar. Na pele do magnata Howard Hughes, DiCaprio tem a melhor atuação de sua carreira. Consegue matizar toda a complexidade do personagem de forma convincente.

Mas é com seu trabalho em Diamantes de Sangue (2006) que começa a se desmitificar como “carinha bonita”. No papel do amoral Danny Archer, um contrabandista de diamantes em Serra Leoa, DiCaprio convence como um personagem durão, insensível e preocupado apenas com sua própria sobrevivência.

Chega-se então ao divisor de águas: Os Infiltrados (2006), terceira parceria com Martin Scorsese. Neste filme, a atuação de DiCaprio é impressionante, visceral, intensa. Foi o papel que definitivamente livrou-o da fama de baby face e o transformou em inquestionável bad guy. Não que seu personagem no filme seja  um vilão, mas este papel exigiu de DiCaprio um verdadeiro mergulho no sangue (um sangue diferente das firulas estetizadas de Gangues de Nova York) e na sujeira do submundo do crime. Contracena com Jack Nicholson, e embora este quase sempre roube a cena, DiCaprio não chega a ficar tão distante.

À partir daí, Leonoardo Di Caprio parece ter encontrado sua maturidade como ator e se livrado do esteriótipo de bom moço bonitinho. Em Rede de Mentiras (2008), um Ridley Scott menor, se mantém correto. Em Foi Apenas um Sonho (2008) volta a contracenar com Kate Winslet, seu par em Titanic. Interpretam um casal dos anos 60 que acreditam que sua vida de casados será diferente da mesmice dos casais de seu tempo. Mais uma vez DiCaprio mostra competência na construção matizada de um personagem que gradualmente vai se afundando na rotina contra a qual se acreditava imune.

Em Ilha do Medo (2010), mais uma vez sob a batuta de Martin Scorsese, o ator encarna com competência e credibilidade um detetive atormentado pelo passado, que investiga um misterioso desaparecimento em um manicômio. De clima asfixiante, o filme arrasta o expectador para um universo claustrofóbico onde realidade e delírio se misturam.

Em seu mais recente trabalho lançado por aqui, A Origem (2010), DiCaprio não chega a se superar, mas está correto no papel.

Depois desse breve sobrevôo na carreira desse ator, fica evidente que foi o trabalho com o grande diretor Martin Scorsese que o levou a um patamar inesperado para quem parecia que iria calcar sua carreira no rostinho bonito de bom moço. DiCaprio provou ser um ator com razoável versatilidade e capaz de encarnar tipos violentos e durões, apesar de seu rosto de traços delicados. Começou sua carreira com jeito de esteriótipo e parecia fadado à mesmice, mas conseguiu se impor e se livrar do rótulo. Merece por isso respeito.
--

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger