quinta-feira, abril 28, 2011

Como Você Sabe



How Do You Know
James L. Brooks
EUA, 2010
121 min.

Poucos gêneros, na história do cinema, sofreram tanto preconceito da crítica como o das comédias românticas. Também pudera. Se o clichê está entre os defeitos mais indesejáveis em um filme, como fugir deles em um gênero que se tornou clichê por excelência? Por outro lado, do ponto de vista do grande público, é justamente a presença desses clichês que garantem bilheteria. É a conhecida “facilidade” de entendimento, de códigos reconhecíveis e, por consequência, de imediata assimilação e identificação.

“Como Você Sabe”, que estreia nesta sexta (29) nos cinemas, não foge da fórmula do gênero, embora abuse menos de algumas obviedades. Não evita o que talvez seja o mais grave defeito do gênero, a escassez de “comédia” e o exagero no “romântico”. Mas evita, porém, as doses normalmente constrangedoras de pieguices do segundo quesito. O filme alcança alguma graça em certos momentos, principalmente pelo carisma de alguns personagens.

Na história, Lisa (Reese Whitherspoon) é uma jogadora da liga feminina de baseball que tem sua vida desestruturada quando descobre que foi cortada do time. Enquanto tenta reorganizar-se, começa a sair com Matty (Owen Wilson), um famoso jogador da liga masculina que tem pouco tato para lidar com uma relação a dois. Mas Lisa também conhece George (Paul Rudd), herdeiro de uma grande empresa que está sendo investigada pelo governo por fraude. George também vê sua vida virada de cabeça para baixo quando seu pai Charles (Jack Nicholson) reassume os negócios da família e o coloca na rua.

O filme se alterna entre idas e vindas do triângulo amoroso que se forma entre Lisa, Matty e George. Com um roteiro sem muita direção, a história patina pela metade do filme, quando os personagens parecem andar em círculos. Witherspoon não brilha tanto como em outros papeis e a história se salva graças a Paul Rudd, que interpreta um homem confuso com sua vida que se descobre subitamente apaixonado.

É desse personagem e de sua relação complicada com o pai que surgem os melhores momentos do filme. Jack Nicholson não precisa se esforçar muito para fazer (e bem) o tipo insensível, manipulador e interesseiro. Na contracena com Rudd, Nicholson esbanja cinismo, o que acaba sendo o melhor tempero ao longo do filme.

Mas também é preciso dar méritos a Paul Rudd e seu personagem George. Rudd faz parte dos novos rostos das comédias contemporâneas, tendo trabalhos significativos em filmes de Judd Apatow. Em “Como Você Sabe”, consegue fazer da fragilidade e franqueza de seu personagem algo de grande carisma. Apesar de um tanto irritante em seu “bom mocismo”, George é o tipo de cara por quem sempre torcemos durante o filme. O tipo de personagem que irrita, mas mesmo assim gostamos.

Ainda que a trama se desenvolva com base na confusão dos sentimentos de Lisa, a verdadeira crise da história é de George. Já Owen Wilson apenas figura, sem muita graça, como um insensível brucutu que não sabe lidar com seu sentimento e mesmo apaixonado continua com um indefectível narcisismo infantil.

Contudo, a grande cena do filme, única capaz de passar uma emoção real e tocante, não é protagonizada por nenhum dos protagonistas. No melhor e mais bonito momento, são os coadjuvantes que roubam a cena. Acontece quando a ex-secretária de George, Annie (Kathryn Hahn) e o pai de seu filho recém-nascido, Al (Lenny Venito), encontram-se na maternidade. A declaração desarmada e estabanada de Al para Annie faz realmente o filme valer a pena.

“Como Você Sabe” pode não ser a melhor comédia romântica da temporada, mas convence apesar dos defeitos. Tem parte de sua graça em atores como Rudd, Nicholson e Venito. Se não tem lá muitas piadas que fazem rir, ao menos evita repetir fórmulas desbotadas, investindo numa trama com mais de uma linha. Mesmo patinando no desenrolar, ao menos consegue trazer ao público alguma simpatia. Em comparação com seus pares recentes de gênero, até que se sai bem.
--

2 comentários:

Ana com leve sorriso disse...

Milaaaaaaaaagre! rs rs

Anônimo disse...

Muito ruim esse filme. Mal pude esperar acabar para ir embora do cinema.

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger