sexta-feira, dezembro 09, 2011

Para Poucos



 Happy Few
Antony Cordier
França, 2010
103 min.

A frase que abre o filme Para Poucos é o tipo de verdade elementar que costumamos esquecer: “Mesmo quando estamos felizes, procuramos algo mais. Algo que nos arrebate.” Apesar de soar como falácia de autoajuda - ou autoconhecimento -, este adágio é a explicação simplificada de algo muito mais complexo. Algo que envolve desejos e tabus, duas vertentes inatas ao ser humano, e que serão explorados sem alarde e com grande beleza pelo filme.

A síntese perfeita de sua história também se encontra num breve diálogo. Rachel (Mariana Foïs) e Vincent (Nicolas Duvauchelle) estão deitados, nus, quando ela pergunta a ele se não acha que estão se vendo com muita frequência. “Nós dois?”, ele pergunta; “Nós quatro”, responde ela. Rachel e Vincent são casados e seus respectivos cônjuges estão, naquele mesmo momento, dividindo uma cama noutro lugar. Tudo com o amplo consentimento de todos.

Rachel é casada com Franck (Roschdy Zem). Eles têm uma filha pré-adolescente, trabalham com o que gostam e sentem-se felizes no casamento. Vincent é casado com Teri (Élodie Bouchez), eles têm dois filhos e não diferem em nada quanto às realizações e satisfações da vida em relação ao outro casal. Quando se conhecem, despertam-se mutuamente pela atração ao par alheio. Com poucos rodeios, explicações ou regras, sentem-se à vontade para explorarem essa atração, trocando de casais.

Nada os impede. Não há culpa. Apenas prazer. Com isso, passam a levar adiante esta fantasia, aumentando a frequência dos encontros trocados. Das poucas regras, uma é estarem sempre separados, em locais diferentes. Outra regra é nunca comentarem o que fazem e como fazem com o outro parceiro. E quando um dos quatro sentir-se desconfortável, todos param. Mas ninguém quer parar o que está bom para todos.

A temática da quebra de padrões socialmente aceitos e as implicações afetivas disso não é novidade para o diretor Antony Cordier. Seu filme anterior, À Flor da Pele, mostrava um triângulo amoroso entre três adolescentes na passagem para a vida adulta. Agora, os personagens são pessoas maduras, bem estabelecidas e seguras de si. É por essa segurança que a relação inusitada se sustenta.

Cordier trabalha seu filme no campo da entrega pura. O suposto desvio de comportamento, o pecado de sua luxúria é suplantado pela pureza de suas intenções, libido e consentimento. Símbolo dessa pureza é a cena em que os quatro fazem amor na dispensa da casa de campo, atirados ao chão, cobertos por farinha de trigo. Depois, banham-se no lago. A pureza do branco que adere a sua nudez, a paisagem bucólica, solar, mais a beleza de seus corpos nus, reconstrói a pureza do éden. Um éden sem a solidão e a monotonia de um único casal.

Mas nas relações humanas nada é simples como jardins bíblicos.

Não é o ciúme, este agente inevitável, o fator de complicação. Ele está, sim, presente em fios muito finos, que se embaraçam aqui e ali, mas sem grandes consequências. O que, no entanto, perturba esta relação é a complexidade do sentimento. Uma complexidade que nunca está exposta, transita oculta nos labirintos da mente, do coração e do desejo.

É na construção desse sentimento subcutâneo, sutil, que Para Poucos parece falhar. A certa altura o filme se pretende um laboratório do amor múltiplo e suas consequências. As consequências ficam claras, mas as motivações se perdem em nuances pouco trabalhadas, às vezes até esquemáticas.

Dessa forma, a crise que se instala parece feita de algo muito mais profundo e diverso do que o filme percebe. Ao invés de transparecer sentimentos íntimos, de explorar com mais vagar as falhas de compreensão do sentimento dividido, o filme se esvazia pela lacuna que cria. Um vácuo que faltou ser preenchido.

Uma coisa, no entanto, fica clara. Para Poucos é a historia de dois casais que se apaixonam um pelo outro. Não individualmente, mas de forma inteira. É a pretensão de um amor amplificado para além de dois. Um amor inacessível para a maioria das pessoas. Mas que traz em sua coragem e experimentação o sacio de desejos universais, estrangulados nocivamente por velhos tabus.
--

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger