quinta-feira, julho 21, 2011

A Inquilina



The Resident
Antti Jokinen
Reino Unido/EUA, 2011
91 min.

“A Inquilina”, filme que estreia nesta sexta-feira (22), começa como uma boa promessa de medo, suspense e terror. Entretanto, quando tudo termina, está transformado em um esquecível filme de sustos ralos e suspense esvaziado. Essa conversão de um bom filme - capaz de criar tensão e expectativa - em algo absolutamente comum e sem grandes atrativos, acontece de forma clara em um momento preciso, pouco antes da metade.

Juliet (Hilary Swank) é uma médica plantonista em Nova York que procura um apartamento para alugar. Ela vem de uma decepção amorosa e sente-se fragilizada. Depois de alguma procura, encontra um apartamento excelente no bairro do Brooklin e a um preço amigável. Mais do que isso, conhece Max (Jeffrey Dean Morgan), proprietário e zelador do prédio. Max é um charmoso, simpático e prestativo vizinho por quem Juliet, naturalmente, passa a se sentir atraída.

Até o final do primeiro terço do filme, a narrativa consegue criar um clima de suspense bastante bom, investindo em uma atmosfera de prédio antigo, com rangidos, frestas de portas e uma ameaçadora impressão de se estar sendo observado. Esta paranoia, lentamente, começa a afetar Juliet, que se esforça por não se deixar levar pelo momento frágil pelo qual passa.

Nesse meio tempo, surge um flerte com o charmoso Max. Nesse clima de romance, o filme também se mostra competente, aproveitando muito bem a sensualidade contida de uma Hilary Swank em ótima forma física. Com seu rosto quadrado, de beleza endurecida, a atriz convence em sua fragilidade e sedução hesitante. O bonitão Max, com gentilezas e boa conversa, também se mostra bem colocado no papel de solteirão cheio de charme.

Entre o clima de romance e a tensão de uma espreita permanente, o filme tem tudo para distender o suspense e ampliar sua atmosfera de mistério e terror. Mas entrega todo o mistério em um único flashback, que esvazia toda tensão e expectativa. Ao revelar cedo demais o que realmente ocorre, estraga qualquer surpresa e tenta se sustentar por sustos e por uma expectativa que não existe mais.

Com esse roteiro, “A Inquilina” abre mão de ser um bom suspense, cheio de tensão e medo, para se transformar num thriller comum e sem sal de perseguição e obcessão. A partir do momento que entrega todas as chaves, declina qualquer interesse, contentando-se em levar até o fim uma história desgastada e incapaz de gerar qualquer grande emoção.

O filme entra para o hall de obras que contavam, em seu início, com uma ótima promessa de roteiro e direção, mas que optaram, no meio do caminho, por cair na mesmice e destituir-se de qualquer atributo emocionante. Supõe causar medo, emoção e suspense quando tudo que consegue é nos fazer esperar, impacientes, pelo fim. Óbvio, previsível, insosso. O que incomoda não é terminar tão banal, mas enveredar por esse caminho depois de ter começado tão bem.
 --

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger