quarta-feira, julho 06, 2011

A Contemplação do Cinema de Terrence Malick

Mostra no CCSP trás obra completa do vencedor da Palma de Ouro em Cannes


Enquanto o aguardado “A Árvore da Vida” - ganhador da Palma de Ouro em Cannes 2011 - não chega aqui, o Centro Cultural São Paulo realiza uma retrospectiva completa do premiado diretor. Intitulada “O Cinema Contemplativo de Terrence Malick”, a mostra começa no próximo sábado, dia 9, e segue até o dia 14 de julho.

Em se tratando do cinema de Malick, dizer que a retrospectiva é completa, com todos seus filmes, pode parecer algo volumoso. Mas não é. Isso porque em 38 anos de carreira o diretor realizou até agora cinco filmes. Como o último ainda não estreou por aqui, a mostra exibe quatro. Mas são quatro que, segundo uma fatia considerável da crítica especializada, valem por muitos.

Terrence Malick é um dos grandes nomes do cinema contemporâneo. Seus filmes são vistos como obras-primas, embora muitas vezes divida os críticos. Muitos consideram sua obra enigmática demais ou – como diz o título da mostra – contemplativa demais. Por outro lado, há quem defenda que Malick seja o diretor que, nos dias de hoje, melhor encarne a ousadia, a originalidade e a inventividade de que o cinema contemporâneo tanto carece.

Refratário à exposição pública, Malick não vai a premiações, não concede entrevistas e não costuma ser fotografado. Seus projetos são sempre cercados de mistério, pois não nunca revela no que está trabalhando. Toda essa reclusão reflete em seu trabalho pelo esmero que dedica a cada projeto, o que explica o longo intervalo entre seus filmes. Sua atenção e acuidade com cada detalhe se reflete na tela. Por isso, goste-se ou não, seus filmes são sempre de uma perfeição técnica irrepreensível. Quem quiser experimentar e tirar sua própria conclusão tem agora uma boa oportunidade.
--
Serviço:

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
(ao lado da Estação Vergueiro do Metro)
Ingressos: R$ 1,00
Tel: 3397-4002
Mais informações, acesse: http://www.centrocultural.sp.gov.br

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger