É uma rápida aula de narrativa cinematográfica o modo como o diretor mexicano de Depois de Lúcia, Michel Franco, introduz seus personagens. Através de fragmentos que parecem desconectados, Franco nos oferece um pequeno quebra-cabeça. Nada muito complicado. Com as peças que vai mostrando, delineia seus dois personagens e a mudança pela qual passam. São pouquíssimo diálogos nesses minutos iniciais, nos quais apenas as imagens remontam e explicam o que se passa.

No desenrolar da convivência, ficarão claros os aspectos
profundos que os afetam e o modo como cada um vai lidar com sua perda. Nesse
processo, uma falsa proximidade não esconde o real distanciamento. Efeito que
levará ambos ao limite quando confrontados com o absurdo de situações
inesperadas.

Na escola nova, Alejandra experimentará de início uma
normalidade. Até que um evento mal administrado resulta numa exposição que a transformará
em alvo dos mais diversos abusos por parte dos colegas. Vê-se, a partir daí, seu
estoicismo sem limites. Uma perturbadora submissão diante de violência cada vez
mais dura.
Na outra ponta, o mesmo silêncio de Roberto para o
distanciamento da filha. Longe de ser um pai indiferente, a aparente
normalidade da relação serve de fuga do tema tabu entre eles. O diálogo não é
proibido, mas implicitamente evitado. Nesta barreira que cresce entre eles pode
estar a semente dos efeitos terríveis que virão. Fica evidente que ambos se
punem em silêncio, dentro do qual compartilham uma culpa enorme pelo passado
recente.

Permeia toda a narrativa um forte desconforto, que nos
atinge com força. É um filme que nos manipula pelo incômodo.Talvez seu efeito
psicológico mais forte esteja em revelar toda uma sordidez, ao mesmo tempo que
demonstra como ela é ocultada sob uma dissimulada normalidade entre os personagens.
Tema recorrente nos dias de hoje, o bullying
aqui é mostrado com uma ferocidade atroz, indo da escatologia à violência
sexual.

Mão pesada no retrato de uma ilimitada impiedade,
atormentador e duro, Depois de Lúcia
desfecha sua narrativa de forma sombria. O resultado das barreiras entre os
dois mundos é uma tragédia que também parece mal elaborada pelo filme, mas isso
não diminui seu impacto final, que nos deixa com uma desesperança angustiante.
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Después de Lucia
Michel Franco
Máxico/França, 2012
93 min.
Trailer
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