Eliezer é professor da Universidade de Israel e há mais de
30 anos estuda o Talmude, o livro sagrado das leis judaicas que é permanente
objeto de estudos acadêmicos. Seu filho, Uriel Shkolnik, também seguiu carreira
acadêmica como estudioso do Talmude. Mas adotou linhas de pesquisas diferentes
da do pai.
Com diversos livros publicados e reconhecimento intelectual,
Uriel alcançou mais prestígio acadêmico que o pai, cujo grande orgulho na vida
é ter sido citado em uma nota de rodapé de um grande pesquisador.
Mais do que o desconforto com seu ostracismo em comparação
com o prestígio do filho, há um acontecimento do passado que afeta
profundamente Eliezer. Quando estava prestes a publicar o resultado da pesquisa
de toda sua vida – uma teoria que sacudiria o mundo acadêmico – ele viu seu
trabalho desperdiçado quando outro pesquisador, totalmente por acaso, descobriu
antigos manuscritos que confirmavam sua tese. O outro pesquisador publicou
antes e ficou com os louros da descoberta. O que contribui para Eliezer ser
posto de lado no mundo acadêmico.
Nota de Rodapé trabalha,
inicialmente, esse ressentimento de um homem frustrado com a vida. Mas à medida
que se desenvolve, revela um caso de complicada relação entre pai e filho. Isso
porque Eliezer considera os temas estudados pelo filho tolos e superficiais se
comparados com suas próprias pesquisas.
Ao se aproximar dessa tensa relação entre pai e filho, o
filme fará sua transição ao mudar seu enfoque para Uriel, quando este terá de
resolver uma grave confusão criada por um comitê acadêmico envolvendo ele e o
pai. A partir daí a trama colocará sobre o filho o peso de uma decisão cujas
consequências poderão afetar sua carreira e a já complicada relação com o pai.
A excelência do roteiro de Nota de Rodapé está em tramar uma série de complicações que, além
de intensificarem a relação familiar, revelarão os brios muitas vezes infantis presentes
nas vaidades e intrigas acadêmicas. Na decupagem desse roteiro, a direção de Joseph
Cedar mostra competência em uma refinada passagem da quase de comédia para um
desfecho intenso e, sob alguns aspectos, até pessimista.
Com bastante habilidade, o filme atravessa alguns dilemas
éticos. Seus personagens são sempre um misto de vítima e causa da situação
embaraçosa que se veem. Assim, Nota de
Rodapé se mostra como um conto de humor de implicações sérias, que de tão
bem amarradas e passíveis de serem reais revelam a comicidade daquilo que se
leva muito a sério.
Por baixo desse verniz cômico, há uma história de relação entre
pai e filho. Nesse aspecto, vê-se o espelho natural que surge dessa relação. Um
jogo de reflexo em que cada lado se vê no outro e sente nesse jogo certo
fascínio de vaidade, mas também um indisfarçável desconforto.
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Hearat Shulayim
Joseph Cedar
Israel, 2011
103 min.
Trailer
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