quarta-feira, agosto 10, 2011

Festival de Cinema Turco



Só podemos falar do que conhecemos. E nos dias de hoje, não é difícil conhecer as coisas. Sempre me irrito quando algum desavisado vem me dizer que o cinema nacional não presta ou que filme iraniano é tudo chato. São estereótipos de cinematografias sustentados pela ignorância no assunto.

A pergunta que não faço, para evitar desdobramentos desnecessários sobre um assunto de menor relevância na vida de qualquer pessoa, é: quantos filmes iranianos você assistiu nos últimos anos? Quantos filmes nacionais (não valem as globochanchadas) você viu nos últimos anos? Nada me irrita mais que o senso comum propagando desinformação. Sim, há filmes nacionais ruins. Sim, há filmes iranianos muito chatos. Mas para dizer isso é preciso ver uma boa meia-dúzia deles antes.

E o cinema turco?  O que você acha do cinema turco? Antes de torcer nariz e lançar aquela sentença desfavorável (como vem acontecendo com a justiça (!?) brasileira no caso “A Serbian Film”), ou se esconder atrás da desculpa de que é difícil conseguir ver um filme turco, saiba que agora dá.

De hoje até o dia 18 de agosto, acontece no Centro Cultural São Paulo o Festival de Cinema Turco. Serão 12 filmes inéditos, entre clássicos dos anos 70 e 80 e produções contemporâneas. Os ingressos custam R$ 1,00. Acabam-se as desculpas. A não ser que seja mais cômodo revirar os olhinhos de descrédito quando ouvir alguém dizendo que assistiu um filme turco muito legal.
--
Serviço:
Festival de Cinema Turco
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
(ao lado da estação Vergueiro do metro)
Tel.:3397-4002
Mais informações, acesse: http://www.centrocultural.sp.gov.br

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger