domingo, março 13, 2011

David Perlov: Epifanias do Cotidiano

MOSTRA DAVID PERLOV TRÁS OBRA INÉDITA NO PAÍS
Cinemateca realiza mostra do maior nome do documentário israelense.


Acontece na Cinemateca Brasileira, de 18 a 30 de março, a mostra David Perlov: Epifanias do Cotidiano. Com curadoria da pesquisadora Ilana Feldman, o ciclo de filmes e debates resgata uma das obras mais importantes do cinema de documentário.

Na programação da mostra estarão os principais filmes de Perlov. Produções como “Tia Chinesa e os Outros”, de 1957, primeiro filme do cineasta e “Em Jerusalém”, curta-metragem de 1963, considerado um marco do documentário israelense e que revolucionou o gênero.

Também será exibido o filme “Diário 1973 – 1983”, finalizado em 1983. O documentário, em forma de diário, é dividido em seis capítulos de 55 minutos e trás imagens captadas ao longo de 10 anos. O filme retrata a intimidade da família Perlov e os principais acontecimentos da vida de Israel sob a perspectiva do cotidiano.

“Diário 1973 – 1983” é resultado da ruptura que o diretor promove por si só com o cinema profissional, como ele mesmo diz no início do Capítulo 1: “Maio de 1973, eu comprei uma câmera. Começo a filmar por mim mesmo. O cinema profissional não mais me atrai.”

Além de outros filmes do diretor presentes na programação, a mostra promove também uma série de debates sobre sua obra. Destaque para a presença de Mira Perlov, viúva do cineasta, que participará de um dos debates. Também será ministrada uma oficina de três dias com o professor Reuven Hecker, diretor do curso de cinema e televisão da Universidade de Tel Aviv, além de fotógrafo e produtor da série de documentários “Diário revisitado”. A oficina acontece entre 23 e 25 de março.

Serviço:
David Perlov – Epifanias do Cotidiano
Data: de 18 a 30/3
Preço: R$ 8,00 ou R$ 4,00 (meia-entrada)
Tel.: : (11) 3512-6111

Mais informações: http://www.cinemateca.com.br/
--

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger