terça-feira, abril 23, 2013

O Futuro







A certa altura de O Futuro, num gesto de pequeno desespero, o jovem Jason (Hamish Linklater) faz o tempo parar. Ao fazê-lo, impede que Sophie (Miranda July) diga algo que o vá machucar irremediavelmente. Depois de um tempo, sem saber se o tempo ficou parado por alguns minutos ou por dias, não consegue mais fazê-lo retomar o curso. Mas sabe que não pode parar o tempo para sempre.

Escritora, artista plástica e performática, roteirista, diretora e atriz, Miranda July se lança pela segunda vez na direção de um roteiro de sua autoria. O primeiro, Eu, Você e Todos Nós (2004), deu à ela o Camera d’Or no Festival de Cannes em 2005, prêmio destinado a diretores estreantes, além de mais de 15 prêmios em outros festivais. O sucesso colocou July entre os nomes mais promissores do cinema independente.

Poética e estranhamento parecem ser o material preferido pela diretora para compor seus filmes e seus personagens, estes últimos sempre deslocados no mundo. Em O Futuro, a diretora aborda o relacionamento de um casal pela perspectiva do tempo e da dissolução natural que ele trás. Porém, sua forma passa longe de abordagens convencionais, fazendo de metáforas e signos o material da narrativa.

O fator que desencadeia os eventos da história trata da adoção de um gato portador de uma doença terminal. A imensa responsabilidade de abrigar um animal em seus últimos meses de vida afeta a perspectiva de ambos sobre o tempo. Essa lógica particular do casal é exasperada quando descobrem que houve casos em que animais na mesma condição, por terem sido bem cuidados, chegaram a viver por cinco anos.

O que era um compromisso de meses torna-se para eles uma possibilidade de anos. Na quase paranoica visão do casal, eles teriam já 40 anos depois disso, o que significa ter quase 50, que por sua vez seria já quase o fim da vida. Como eles têm apenas um mês antes do gato ser realmente liberado para ser adotado, encaram esses trinta dias como os últimos de suas vidas e passam a vivê-los sob essa perspectiva.

Tempo e compromisso está na base dos desdobramentos que o filme passa a narrar. Nem sempre lineares e nem sempre fáceis de serem entendidos. Da amizade de Jason com um velho casado há 50 anos até o relacionamento de Sophie com um homem mais velho, toda lógica narrativa do filme será composta por uma construção repleta de elipses que oscilam entre o onírico e o insólito.

Essa composição, que acena com o fantástico, faz de O Futuro uma fábula melancólica sobre a solidão e sobre o tempo. Daí que quando Jason não consegue fazê-lo se mover, a metáfora pode ser na verdade inversa, representando nossa impossibilidade de fazê-lo parar.

Poeticamente desconcertante, O Futuro pode parecer num primeiro momento um filme sem muito sentido, ou demasiadamente permeado por metáforas. Porém, mais importante que entender a lógica de sua engrenagem, cabe perceber sua atmosfera lúdica sobre a confusão dos sentimentos quando o tempo age sobre eles em uma relação. No caso de Jason e Sophie é como se o amor sempre se desgastasse, mas nunca morresse de fato.

Ao final, pode restar uma incompreensão do que tudo aquilo representa. Mas é o tipo de filmes do qual é possível se gostar sem saber por que se gosta. Parte desse efeito está na performance das atuações e no modo como July constrói seus planos e suas cenas. Mesmo na mais insólita delas, percebe-se que há uma sinceridade despojada, que mesmo sendo feita de complexidades, é mostrada com uma sofisticação simples e um sentimento amplo não apenas coerente dentro do filme, mas principalmente cativante dentro do olhar sensível da diretora.
--
The Future
Miranda July
Alemanha/EUA, 2011
91 min.

Trailer

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger