quinta-feira, julho 19, 2012

Ciclo




(Para a crítica do filme, clique aqui)


É possível que Christopher Nolan, diretor da nova trilogia do Homem Morcego, não tenha se dado conta do que o último filme desta trilogia significa. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge não é apenas o encerramento de um trabalho memorável, talvez até histórico em Hollywood. É também o último episódio de um arco divisor de águas, um arco de três filmes que fecha um período iniciado em 1989, com Batman, de Tim Burton.

O que o filme de Nolan encerra, ao estrear no próximo dia 27 de julho, é a primeira era das adaptações de histórias em quadrinhos de super-heróis para o cinema. Não que antes de 1989 o cinema não já tivesse lançado mão de levar para as telas os heróis fantasiados dos gibis.

Mas é com o sucesso daquele antigo Batman (de armadura inflexível e biquinho inconfundível de Michael Keaton) que esse seguimento nasceu de fato para o cinema de entretenimento pós-Star Wars.

Com ele, nasceu também os fãs ansiosos e ao mesmo tempo temerosos, preocupados com o que os estúdios poderiam fazer com seus heróis favoritos. 

Entre erros dignos de serem apagados e acertos de encher os olhos, chegamos a 2012, quando não apenas Os Vingadores trouxe uma aventura divertida e cheia de luz para os fãs, mas, principalmente, quando Nolan coloca um ponto final em sua saga sombria. Depois desse Batman, os fãs já sabem: nada será como antes quando se pensar em adaptar um personagem de HQ para o cinema. Uma nova era se inicia.

E esta nova era consolida a única lição que um diretor, um estúdio ou quem quer que vá adaptar um desses personagens para o cinema deve saber: tenha respeito. Pois é o respeito que Nolan demonstrou pelo personagem Batman que faz de sua trilogia um sucesso, um marco e uma saga memorável.
--

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger