quinta-feira, agosto 25, 2011

Festival de Curtas Metragens começa em São Paulo

Alma feminina é um dos temas deste ano, que conta com diversos programas especiais e oficinas.


São mais de 400 curtas metragens. Tem para todos os gostos e todos os bolsos, já que a entrada é grátis. O 22º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo abre para o público nesta sexta, dia 26. A cerimônia de abertura, apenas para convidados, acontece hoje, às 21h00, no Sesc Pinheiros. Com exibições em nove salas espalhadas pela cidade, a maratona de curtas segue até o dia 2 de setembro.

No festival, os curtas são exibidos em blocos, divididos por programas. Assim, temos as mostras Internacional e Latino Americana, que reúnem exclusivamente curtas estrangeiros. A mostra Programas Brasileiros se divide em curtas que fazem parte, por exemplo, da Mostra Brasil e Panorama Paulista. Além desses principais programas, há muitas outras opções.


Feminino Plural
Nesta edição, um dos destaques da programação é a mostra Feminino Plural. Dividida nas seções Brasileiras, Diretoras de Outros Cantos, Uma Visão Política e Fale Sem Medo, a mostra busca um diálogo com a produção audiovisual no formato curta com enfoque feminino. Ressaltando a pluralidade da mulher atual, que muitas vezes se divide como mãe, esposa e profissional, o festival relembra os dez anos desde a primeira mostra que exibiu exclusivamente trabalhos com mulheres na direção. O feminino dá o tom desta edição, como se pode ver na vinheta oficial e nos cartazes.

Mas a pluralidade do evento não está só no feminino. Como acontece todos os anos, o festival trás uma programação diversificada, com atividades paralelas e programas segmentados. São oficinas e programas voltados a públicos diversos, como o programa Dark Side, que reúne curtas metragens de terror. Não recomendados para quem tem nervos fracos, a curadoria desse programa é do diretor e montador Paulo Sacramento e reúne produções de Espanha, Inglaterra e Brasil.


Vinheta 22º Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP.

Mundo Fashion
O mundo fashion também não está de fora. Dois programas especiais deste ano são dedicados á moda. O programa especial Out of Fashion, que tem curadoria da holandesa Inge de Leeuw, trás uma seleção de curtas que foram exibidos no Festival Internacional de Cinema de Roterdã. A proposta é ir além de coleções e passarelas, evocando conceitos de atualidade e o uso da internet como difusão do audiovisual produzido de forma independente com enfoque na moda.

Já o programa Curta Moda Brasil, com curadoria de André do Val e Eduardo Viveiros, exibe trabalhos nacionais, em formatos experimentais, como a recente produção de videoflyers criados por videomakers para divulgação de eventos.


Crítica e Negócios
O exercício da crítica também tem seu espaço no festival. A oficina Crítica Curta busca estimular a produção de textos críticos sobre curtas metragens, formato muito carente nesse gênero de texto. Os participantes da oficina assistem a filmes de dois programas específicos e escrevem suas críticas. Coordenado pelo jornalista e crítico de cinema Sergio Rizzo, ao final do festival os trabalhos serão editados e publicados em um jornal tabloide.

Para fomentar negócios, em paralelo ao festival, ocorre o projeto Curta & Mercado, que promoverá um encontro entre produtores, realizadores e negociantes interessados no formato curta metragem. O encontro acontece dia 29, na Cinemateca Brasileira e as inscrições para participar podem ser feitas neste link (clique aqui).


O Futuro do Formato
Sem espaço no circuito exibidor convencional, o formato curta tem nos festivais sua principal vitrine de exibição. Contudo, as redes sociais, a internet e os canais de vídeo online, cada vez mais se tronam espaços de distribuição e compartilhamento desse formato. Permitem experiências de linguagem, temática e enfoque. Acima de tudo, permitem a diversidade. Um evento como um festival desse porte é uma boa oportunidade para se aglutinar propostas, traçar um panorama e indicar tendências.

Como ressalta a diretora do festival, Rita Carvalhosa, em carta de apresentação do evento, “o formato curta vai bem, se renova e tem presença marcante no cenário audiovisual mundial e nacional”. Com 22 anos de existência e um volume de mais de 400 filmes, o festival comprova a força do formato curta metragem e sua vocação de apontar o futuro do audiovisual.
--

As salas de cinema que exibem a programação do 22º festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo são:

Cinemateca Brasileira (sala BNDE e sala Petrobras)
Espaço Unibanco de Cinema
Cinesesc
Museu da Imagem e do Som
Centro Cultural São Paulo
Cine Olido
CINUSP
Museu do Futebol.

Para mais informações, acesse: http://www.kinoforum.org.br/curtas/2011/
--

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger