segunda-feira, junho 11, 2012

Madagascar 3: Os Procurados





CRÍTICA PUBLICADA ORIGINALMENTE NO SITE CINECLICK

Os quatro animais foragidos do zoológico de Nova York retornam às telas de cinema agora em 3D. Depois de terem ido parar na ilha de Madagascar no primeiro filme, e no coração da África no segundo, o leão Alex (voz de Ben Stiller), a zebra Marty (voz de Chris Rock), a girafa Melman (voz de David Schwimmer) e o hipopótamo Glória (voz de Jada Pinkett Smith) dessa vez vão parar na Europa.

Ainda tentando voltar para Nova York, eles precisam encontrar os pinguins que, junto com os macacos, estão em Monte Carlo faturando alto no cassino da cidade. É na tentativa de tirar os pinguins da jogatina desenfreada que eles vão encar sua pior vilã, a incansável capitã Chantel DuBois (voz original de Frances McDormand). Ela é uma oficial francesa que lidera a divisão de controle de animais, cujo maior sonho é conquistar o único troféu que falta em sua coleção de animais caçados: a cabeça de um leão. É para fugir dessa imbatível predadora que todos vão parar em um circo, se misturando com os animais do espetáculo.

Sempre sonhando com a volta ao zoológico da Big Apple, eles vão de Monte Carlo a Roma e de Roma a Londres. Nunca sem a companhia dos lêmures indiscretos e dos pinguins militarizados, que ainda rendem as melhores piadas.

Contudo, Madagascar 3 mostra que a franquia, que nunca foi das melhores, enfraqueceu bastante. Seus personagens perderam força e se tornaram repetitivos. Para piorar, nesta terceira aventura o roteiro é quase posto de lado. A ação joga todos de um lado para outro até metade do filme e é só quando chegam ao circo que tem início um fio de história, com a entrada de novos personagens.

Precisando fazer valer o efeito 3D, o filme parece muito mais focado em malabarismos voadores, que reforcem o efeito tridimensional de “saltar aos olhos”, do que em ser engraçado ou divertido. Perto do fim, aposta num colorido sintético, artificial, quando a trama descarta o circo tradicional e adere ao modelo de circo acrobático de efeitos especiais, que tanto sucesso faz atualmente.

Claro que para as crianças a diversão está garantida, mas comparando com os filmes anteriores, o resultado desta terceira investida parece truncado, sem carisma e com graça de menos.
--
Madagascar 3: Europe's Most Wanted
Eric Darnell, Tom McGrath e Conrad Vernon
EUA, 2012
85 min.

Trailer

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger